Golpe na internet exige depósito para liberar falsa remessa internacional

Redação22/01/2016 20h35, atualizada em 22/01/2016 20h43
20140722172954
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Receita Federal emitiu um comunicado nesta sexta-feira, 22, alertando para um novo golpe que circula pelas redes sociais e serviços de e-mail. Se você receber uma mensagem alertando para uma suposta encomenda internacional, que por acaso teria ficado presa em uma alfândega e aguarda um depósito bancário para ser liberada, não acredite.

De acordo com a Receita, o golpe é aplicado quando um desconhecido entra em contato com a vítima oferecendo algum produto, documento ou proposta de negócio. Ao longo de algumas conversas, o estelionatário envia imagens falsas que “comprovam” o envio de uma encomenda após o pagamento de certa quantia em dinheiro.

O governo diz que portos e aeroportos brasileiros recebem diariamente diversas ligações de pessoas que conheceram alguém por redes sociais “ou receberam propostas de negócios por e-mail, como promessas de casamento com estrangeiros, recebimento de heranças de vultosos valores, envio de dinheiro, joias e outros bens, em troca de pagamentos de ‘despesas’ necessárias para o recebimento dessas ‘vantagens'”.

O alerta da Receita Federal pede que as pessoas não efetuem pagamentos para pessoas ou empresas desconhecidas em troca da liberação de alguma encomenda, carga ou bagagem. Se você for vítima desse golpe, entre em contato imediatamente com as autoridades policiais, adverte o governo.

Via Folha de S. Paulo

Redator(a)

Redação é redator(a) no Olhar Digital