O popular blogueiro americano Edward Aten publicou o resultado de um cálculo curioso esta semana. Intrigado com o tempo que uma pessoa perde, diariamente, desembaraçando os fios do fone de ouvido antes de usá-lo no celular ou no computador, ele chegou à conclusão de que, durante uma vida inteira, esse tempo chega a acumular três dias de duração.

A conta, na realidade, é bem simples. Aten partiu do pressuposto de que uma pessoa precisa desembaraçar os fones de ouvido quatro vezes por dia, em média. Dessas, três vezes não são tão demoradas (4 segundos), enquanto uma delas geralmente leva mais tempo (20 segundos).

publicidade

Ao fim de um dia, você passou 32 segundos tentanto desembaraçar o fone de ouvido. Digamos que você os usa seis vezes por semana, começou há oito anos e deve usá-los por mais 30 (tempo trabalhando e estudando, por exemplo). Asssim, temos um total de 9.360 dias usando pares de fones de ouvido.

Cada pessoa que se identificar com esses dados terá passado quase 83 horas desembaraçando os famigerados fios ao longo da vida, o que corresponde a cerca de três dias inteiros. É claro que nem todos os usuários precisam fazer isso quatro vezes por dia – o que, por si só, já compromete todo o cálculo. Mas, em média, a conta parece de acordo com a realidade. Você concorda?