A partir de hoje, o Google passará a oferecer uma rede pública de WiFi na estação central de trens de Mumbai, na Índia. O projeto é fruto de uma parceria com a Indian Railways (empresa indiana de transportes) e a RailTel (operadora de telecomunicações indiana).

O anúncio foi feito no blog do Google para a Asia e Pacífico. Segundo o Google, mais de cem mil pessoas passam pela estação todo dia, e todas elas terão acesso à rede. Para aproveitar a conexão, é necessário oferecer o número do celular para receber um código de quatro dígitos. 

publicidade

De forma a evitar que usuários abusem da infraestrutura, a rede reduz a velocidade de conexão dos usuários que passem mais de uma hora conectados. Embora o Google não tenha revelado a largura de banda exata da conexão, a empresa promete que ela será suficiente para assistir vídeos em HD – algo que apenas 2 a 4 milhões de pessoas na Índia (cuja população é 1,3 bilhões) conseguem fazer em casa.

Trilhos e redes

publicidade

O Google pretende expandir a oferta de redes WiFi públicas para outras 400 estações de trem na Índia – 100 delas até o fim de 2016. No final do projeto, ela erá uma das maiores redes públicas de WiFi do mundo. As próximas cidades a receber WiFi em suas estações de trem serão Ilahabad, Jaipur, Patna e Ranchi.

Embora atualmente o acesso à rede seja totalmente gratuito, a empresa disse que pretende tornar o projeto “auto-sustentável” para as próximas etapas da espansão. O vídeo abaixo (em inglês) fala mais sobre o projeto:

publicidade