O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, postou um vídeo na rede social no qual explicava como funciona a tecnologia que a empresa utiliza para criar vídeos em 360 graus. Esse vídeos, otimizados para equipamentos de realidade virtual, permitem que o usuário ova a cabeça para “olhar” para partes diferentes.

O vídeo é narrado pelo engenheiro de software da rede social, David Pio. Ele explica que a imagem capturada em 360 graus é dividida em seis regiões diferentes, que seriam como as seis faces de um cubo em volta do espectador: em cima, abaixo, à esquerda, à direita, à frente e atrás. O post de Zuckerberg pode ser visto abaixo:

 

I found this interesting. It’s a basic technical description of how we stitch together virtual reality and 360 videos…

Publicado por Mark Zuckerberg em Quinta, 21 de janeiro de 2016

Após dividir o material nessas seis partes, um algoritmo remove as partes “redundantes” do vídeo (aquelas que aparecem em mais de uma face do “cubo”), economizando cerca de 25% de espaço. Conforme o espectador vai observando partes diferentes do vídeo, as “faces do cubo” carregadas pela plataforma vão se alterando, de forma dinâmica.

publicidade

De acordo com o CEO e co-fundador da rede social, os vídeos no Facebook saltaram de 1 bilhão de visualizações por dia no começo do ano para mais de 8 bilhões no final. Os vídeos em 360 graus são, para ele, uma espécie de diferencial do Facebook com relação a vídeos.