Nos últimos meses, a Netflix teve muito o que comemorar. Aos poucos, o serviço de streaming de vídeos vai se popularizando não só no Brasil, mas no mundo todo. O crescimento chega até a preocupar as operadoras de TV paga, que observam uma derrocada no número de assinantes.

Apesar de ser um serviço simples de usar, o Netflix conta com uma série de segredos e truques que podem facilitar a vida do usuário ou torná-la mais divertida. Confira alguns:

1. Códigos secretos

Muita gente já se deparou com a dificuldade de encontrar novos títulos na hora de escolher o que assistir na Netflix, já que o algoritmo do serviço de streaming oferece opções de acordo com o que o usuário assiste. Mas um truque pode revelar ao usuário uma série de novos filmes de acordo com o gênero desejado. Basta digitar https://www.netflix.com/browse/genre/” e adicionar o código correspondente. Aqui há uma lista completa com os gêneros, alguns bastante específicos, e seus códigos.
A opção funciona apenas na versão desktop.

publicidade

2. Compartilhar senhas não é proibido 

Reprodução

A prática de ‘empréstimo’ de senhas não só não é proibida, como é incentivada pelo serviço de streaming. Para saber quantas pessoas podem assistir em uma conta, é preciso acessar Netflix.com e abrir as configurações de conta. Em “Detalhes do Plano”, o usuário consegue saber quantos dispositivos podem acessar o serviço ao mesmo tempo. Se desejar alterar o plano escolhido, clique em alterar, escolha a nova opção e salve as mudanças.

3. Apenas trailers

Reprodução

Ao abrir a plataforma no PC, coloque o mouse em cima do título desejado. A seguir, clique na seta que fica na parte inferior do poster do filme. Depois disso, selecione a aba ‘trailers’ para assistir aos vídeos.
Atenção: este recurso pode não estar disponível para todos os títulos da Netflix.

4. Vídeos com mais qualidade


Independente do plano escolhido, é possível ajustar a qualidade dos vídeos da Netflix manualmente. Para realizar a mudança, clique em www.netflix.com/HdToggle e escolha o uso de dados por tela. São quatro opções:

â¦Â Automático
â¦Â Baixo (qualidade de vídeo básica, até 0,3 GB por hora)
â¦Â Médio (qualidade de vídeo padrão, até 0,7 GB por hora)
â¦Â Alto (a melhor qualidade de vídeo: até 3 GB por hora para HD e 7 GB por hora para Ultra HD)

5. Meias à prova de sono

Reprodução

Vez ou outra, a Netflix cria dispositivos que podem ajudar o usuário em sua experiência com o serviço de streaming. Bons exemplos são o botão que arruma a casa e cria um “clima” para assistir ao seu programa favorito e pode até pedir comida pelo celular, além da ideia mais recente, as meias que detectam que o usuário caiu no sono e pausam automaticamente a reprodução. 

O mais interessante é que quem quiser fazer seus próprios dispositivos encontra todas as instruções necessárias, fornecidas pela própria Netlfix.

6. Menos propagandas

Reprodução

O site Exstreamist, especialista em análises de séries e serviços de streaming, calculou quanto tempo de propaganda um usuário que assiste à Netflix deixa de ver em relação a um usuário comum de TV. De acordo com o levantamento, por ano, um usuário da Netflix deixa de ver aproximadamente 130 horas de propaganda, quase 5 dias e meio de propaganda.

7. Mais velocidade, menos dados

De acordo com a própria empresa, a partir deste ano o usuário poderá visualizar mais conteúdo sem que seja necessário comprometer mais dados. De acordo com a chefe de desenvolvimento da companhia, a ideia é identificar o conteúdo exibido e, de acordo com a produção, liberar diferentes padrões de streaming. Assim, cada filme, série ou programa ganha seu próprio algoritmo.

Na prática, isso signficia um streaming mais rápido e com imagens de qualidade que não consumam tantos dados.