No ano passado, a Xiaomi começou a vender alguns de seus produtos no Brasil. O movimento foi apenas um reflexo da força cada vez maior das fabricantes chinesas de smartphone, que estão cada vez mais fortes no mercado de smartphones Android.

Nesse cenário, a Oppo foi uma das marcas que teve desempenho surpreendente no ano passado. A chinesa vendeu mais de 50 milhões de aparelhos em 2015, o que representa um crescimento estonteante de 67% em relação ao seu desempenho no ano anterior.

A Xiaomi, em comparação, decepcionou seus acionistas recentemente ao anunciar que havia vendido mais de 70 milhões de smartphones. A LG, para comparar também, divulgou hoje que vendeu pouco menos que 60 milhões de celulares em 2015.

O resultado colocou a fabricante no oitavo lugar entre as 10 maiores vendedoras de smartphone, segundo pesquisa da Trendforce. A Gartner, por sua vez (outra empresa de pesquisa de mercado), já vem colocando a Oppo em seu top 10 há algum tempo. em termos de fatia do mercado global, a Oppo fica com 3,8%, contra 5,3% da LG, 5,4% da Lenovo, 5,6% da Xiaomi e 8,3% da Huawei.

publicidade

Android colorido

O mercado da Oppo não é um mercado fácil: atuando majoritariamente no sudeste asiático, ela compete com gigantes como Xiaomi e Huawei – sem falar, é claro, nas tradicionais Samsung, LG e Lenovo (dona da marca Motorola, mas que também vende outros smartphones sob seu próprio nome na região).

Como os aparelhos são todos Android, os principais diferenciais entre eles são marca e preço. A Oppo, no entanto, de maneira semelhante à Xiaomi com sua MIUI, também procura se diferenciar oferecendo uma modificação própria ao sistema operacional do Google. 

Chamada de ColorOS, a interface, como o nome indica, é colorida e oferece uma série de “skins” que podem ser baixadas para customizar o aparelho. Ela é elaborada tendo como base o Android 5.1, e segundo a empresa leva em consideração as sugestões de seus usuários na hora de elaborar cada atualização.

Um dos carros-chefe da empresa para representar sua versão do Android é o Oppo R7. Com tela de 5 polegadas com resolução Full HD, câmera traseira de 13MP (e frontal de 8MP), 16GB de armazenamento com slot para cartão, 3GB de RAM e processador octa-core de 1,3GHz (além de meros 6,3mm de espessura), o dispositivo não faz feio. Não foi à toa que 15 milhões de unidades dele foram vendidas apenas no último ano. 

Para 2016, a empresa já declarou que pretende focar no mercado indiano. ao longo do ano, a Oppo tem a expectativa de mostrar um crescimento de 300% em vendas de smartphones no país. Parece um objetivo delirantemente ambicioso, mas para uma empresa que cresceu 67% no último ano, pode não ser tanto assim.