De acordo com o físico britânico Stephen Hawking, a humanidade corre risco de extinção por sua própria culta. Em um evento realizado nesta semana, o cientista listou 4 possíveis cenários para a destruição da raça humana, deixando claro que há mais possibilidades para o fim do mundo. “O progresso da ciência e tecnologia criará novas maneiras de as coisas darem errado”, afirmou.
Confir abaixo os motivos para a extinção da humanidade, segundo Hawking:

1. Inteligência artificial
O cientista acredita que uma das principais ameaças ao futuro dos seres humanos são as máquinas. Segundo ele, a inteligência artificial desenvolvida até hoje – algo bastante primitivo perto das possibilidades existentes – já mostra que é possível ter problemas na área. “(As máquinas) iriam evoluir sozinhas, refazer o próprio projeto a uma velocidade cada vez maior. Humanos, que são limitados por uma evolução biológica lenta, não poderiam competir e seriam substituídos.”

2. Guerra nuclear
Em segundo lugar na lista de possibilidades do fim do mundo aparece uma possível guerra nuclear. “Uma grande guerra mundial significaria o fim da civilização e talvez o fim da raça humana”, afirma Hawking, mencionando as armas de destruição em massa atuais, capazes de acabar com a vida na Terra.

3. Vírus criado por engenharia genética
Em 2001, o físico afirmou que se preocupa também com a possibilidade de a raça humana criar um vírus capaz de destruí-la. “No longo prazo, fico mais preocupado com a biologia. Armas nucleares precisam de instalações grandes, mas engenharia genética pode ser feita em um pequeno laboratório. Você não consegue regulamentar cada laboratório do mundo. O perigo é que, seja por um acidente ou algo planejado, criemos um vírus que possa nos destruir”, explicou.

publicidade

4. Aquecimento global
Um dos itens mais disseminados da lista, o aquecimento global, segundo Hawking, pode varrer a raça humana da Terra, que pode se transformar em um planeta como Vênus, com temperaturas de 250 ºC e chuvas de ácido sulfúrico.

“Uma das consequências mais graves de nossas ações é o aquecimento global, causado pela emissão de crescentes níveis de dióxido de carbono resultantes da queima de combustíveis fósseis. O derretimento das calotas polares vai reduzir a quantidade de energia solar refletida de volta para o espaço e assim aumentar ainda mais a temperatura. A raça humana não pode sobreviver nestas condições”, finaliza.

Via BBC