Comprado pelo Google em 2012, o VirusTotal é uma ferramenta de rastreamento capaz de dizer se um programa está infectado ou não. E a partir de hoje, de acordo com a própria empresa, a ferramenta é capaz de localizar até um malware suspeito nas partes mais escondidas do PC: o firmware.

Em um post no blog da ferramenta, o Google explica que, atualmente, malwares que afetam o firmware são mais populares do que nunca, tornando o “mercado” de crimes digitais cada vez mais forte.

O firmware é uma espécie de “software interno” que executa a maior parte das funções básicas de um computador. Caso haja um programa mal intencionado nele, mesmo que o usuário reinicie totalmente o sistema, ele permanece. O Google explica ainda que a maior parte dos antivirus não verifica essa parte do PC, o que deixa um “buraco” de segurança no dispositivo.

Reprodução

publicidade

Como funciona?
O VirusTotal agora permite que o usuário faça o upload de uma imagem de firmware para que o serviço possa reconhecer quaisquer arquivos extras que não foram oficialmente enviados pela fabricante de computadores. Segundo a empresa, são empregadas várias técnicas, incluindo a detecção heurística e a extração de certificação, para executar uma varredura completa do seu sistema.
Antes de iniciar o processo, a empresa recomenta que os usuários removam qualquer tipo de informação privada.

Via 9to5Mac  e Engadget