A fabricante de veículos Ford desenvolveu uma roupa especial para mostrar aos motoristas os perigos de dirigir sob o efeito de drogas como maconha, cocaína e heroína.

A veste foi criada em parceria com um instituto alemão e simula os efeitos das substâncias no corpo, incluindo tempo de reação mais lento, visão distorcida, tremores nas mãos e falta de coordenação. “Dirigir depois de tomar drogas ilegais pode ter consequências potencialmente fatais para o motorista, os passageiros e outras pessoas da estrada”, explica James Graham, gerente do programa global da Ford de habilidades de condução para a Vida, um programa que ensina jovens pilotos a dirigir com segurança.

Reprodução

Como funciona?

A “roupa” inclui pesos no tornozelo para atrapalhar o equilíbrio, joelheiras e cotoveleiras que deixam os movimentos lentos, um colar que restringe o movimento do pescoço, fones de ouvido que produzem um barulho que distrai, um dispositivo que deixa as mãos trêmulas e óculos que embaçam a visão. “Sabemos que algumas drogas podem causar as mãos trêmulas, por isso, incorporou um dispositivo no terno que cria apenas um tal tremor”, disse Meyer-Hentschel Gundolf, CEO do Instituto Meyer-Hentschel.

“Os usuários de drogas, por vezes, ver as luzes piscando em seu campo periférico, um efeito recriado por nossos óculos de proteção, enquanto sons imaginários são gerados pelos fones de ouvido. Além disso, os óculos de distorcer a percepção, e produzir sensações visuais coloridos – um efeito colateral do uso de LSD “.

publicidade

A roupa será utilizada no programa de direção da Ford para conscientizar jovens motoristas.

Via Ford