Um estudo realizado por Stanley Milgram, um pesquisador da Harvard, e aceito por muita gente, defende que todas as pessoas no mundo – incluindo você – estão separadas de qualquer um – seja o Papa ou o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama – por apenas 6 pessoas. Mas um estudo publicado pelo Facebook nesta semana revela que a “distância” é bem menor. Pelo menos na rede social.

Reprodução

De acordo com a pesquisa, toda a base de usuários do site, cerca de 1,6 bilhão de pessoas, está separada por cerca de 3,7 ligações. “Cada pessoa no mundo (pelo menos entre os 1,59 bilhões de pessoas ativas no Facebook) está ligada a todas as outras pessoas por uma média de três pessoas e meia”, explicam Sergey Edunov, Carlos Diuk, Ismail Onur Filiz, Smriti Bhagat, e Moira Burke, responsáveis pelo estudo.

Para encontrar esse número, os pesquisadores do Facebook criaram um algoritmo para encontrar o “índice de separação” entre os usuários. A empresa afirma que a tarefa era monumental. “Imagine uma pessoa com 100 amigos. Se cada um de seus amigos também tem 100 amigos, o número de ‘amigos-de-amigos’ será 10 mil. Se cada um desses ‘amigos-de-amigos’ também tiver 100 amigos, o número será de 1 milhão. Alguns desses amigos são a mesma pessoa, por isso é preciso filtrar para que existam conexões únicas”, afirma a rede social.

publicidade

Reprodução

Na realidade, o número é ainda maior, já que a maioria dos usuários possui mais de 100 amigos. “Nos precisamos fazer esse cálculo 1,6 bilhão de vezes, isto é, para cada pessoa no Facebook”, contam os pesquisadores.