Smartphones com Android geralmente chegam ao mercado cheios de recursos exclusivos que só suas respectivas fabricantes produzem, aproveitando ao máximo o código aberto do sistema operacional do Google. A Samsung também entra nessa onda, especialmente com os modelos carros-chefe de sua linha de celulares Galaxy.

O que acontece é que muitos usuários acabam perdidos no mar de publicidade das fabricantes, que focam em mostrar suas respectivas câmeras, processadores e opções de design mais do que os pequenos truques que seus aparelhos executam. Confira abaixo sete recursos que a Samsung inclui em muitos de seus celulares e que nem todos os usuários conhecem. Para ativá-los, basta vasculhar o menu de configurações do seu aparelho.

publicidade

1 – Capturar a tela com a lateral da mão

publicidade

A maioria dos smartphones Android registram screenshots – isto é, uma imagem congelada da tela do aparelho – com o usuário pressionando simultaneamente as teclas de ligar/desligar o display e o botão de volume do áudio. Em alguns aparelhos Samsung, porém, você pode fazer isso deslizando a lateral da mão de um lado a outro sobre a tela.
Disponível em: Galaxy S3, S4, S5, S6 (também no Edge), Note 3, Note 4 e Note Edge

2 – Modo Fácil

publicidade

Reprodução

Para usuários menos acostumados às múltiplas funções de um smartphone, a Samsung inclui na TouchWiz (sua versão do Android) um modo que reorganiza o layout do sistema deixando-o mais simples de se navegar: o “Modo Fácil”. Com ele ativado, ícones ficam maiores e mais espaçados, enquanto a tela de início é resumida às principais funções do celular.
Disponível em: Galaxy S3, S4, S5, S6 (também no Edge), Note 3, Note 4 e Note Edge

publicidade

3 – Usar o celular com luvas

Reprodução

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, a tela touchscreen dos celulares modernos funciona com a troca de descargas elétricas entre o display e a pele do usuário. É por conta disso que o smartphone normalmente não responde aos comandos de um toque com luvas ou outro tecido sobre os dedos, por exemplo. Em dias frios, porém, você pode usar um aparelho da Samsung mesmo com luvas, ativando a função de alta sensibilidade ao toqueentre as opções de acessibilidade do celular.
Disponível em: Galaxy S4, S5, S6 (também no Edge), Note 3, Note 4 e Note Edge

4 – Use dois aplicativos ao mesmo tempo

Reprodução

Mesmo com telas cada vez maiores, a maioria dos smartphones insiste em obrigar o usuário a utilizar apenas um aplicativo por vez. Acontece que a Samsung permite visualização múltipla de apps simultâneos em alguns de seus tops de linha, facilitando a vida dos usuários multitarefa.
Disponível em: Galaxy S3, S4, S5, S6 (também no Edge), Note 3, Note 4 e Note Edge

5 – Desbloqueio alternativo

Reprodução

Para que usar números ou desenhos na tela de desbloqueio se você tem diversas outras opções de segurança? Além do já conhecido leitor de impressão digital, alguns aparelhos da Samsung vêm com reconhecimento facial ou por voz. Nos modelos Note, que vêm com a caneta S Pen, é possível também autenticar-se usando a sua assinatura.
Disponível em: Galaxy S3, S4, Note, Note II e Note 3

6 – Suspensão inteligente

Reprodução

Quem nunca sofreu com a suspensão automática da tela do smartphone? Você está no meio da leitura de um longo texto ou livro digital – ou até mesmo assistindo um vídeo – e, após alguns minutos sem tocar em qualquer botão, o celular acredita que você não o está mais utilizando e apaga o display. Com o modo de “suspensão inteligente” da Samsung, o smartphone se mantém aceso enquanto detectar que o usuário está olhando para ele.
Disponível em: Galaxy S3, S4, S5, S6 (também no Edge), Note 3, Note 4 e Note Edge

Via Mashable