Pesquisadores da Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL) na Suíça criaram um programa de computador que analisou e mapeou todos os dados disponíveis sobre o universo ficcional de Star Wars. Todos os dados usados pelo programa vieram da Wookiepedia.

O computador “leu” e analisou todas as páginas da enciclopedia digital sobre a série e conseguiu extrair informações dela de maneira organizada. Com base nesses dados, o programa conseguiu catalogar mais de 20 mil personagens existentes na série, desde os mais famosos até os mais obscuros, distribuídos em 640 comunidades e ao longo de 36 mil anos.

publicidade

Universo vastamente expandido

O programa ofereceu algumas informações interessantes sobre o universo ficcional. Por exemplo, apesar da presença de diversas espécies de extraterrestres na saga, 78% dos personagens são humanos. Além disso, dos 15 personagens mais conectados (que mais se encontram com outros), apenas um deles não aparece nos filmes: trata-se de Revan, um Lorde Sith que aparece apenas nos quadrinhos e jogos da série. Veja abaixo a distribuição percentual dos personagens segundo espécie:

publicidade

Reprodução

Do total, cerca de 7500 personagens têm um papel importante na história. Ao todo, 1367 são Jedis e 724 são Sith. Os personagens se espalham por um total de 294 planetas. O programa conseguiu até mesmo determinar a qual era temporal alguns dos personagens mais obscuros pertencem, graças a análise estatística dos personagens com os quais eles se relacionam.

publicidade

De acordo com Kirell Benzi, o líder do projeto, o algoritmo também pode ser usado para extrair e organizar dados de qualquer outro assunto sobre o qual haja informação suficiente disponível. O próximo objetivo de Benzi é criar uma maneira de apresentar toda essa informação de maneira interativa.