Siga o Olhar Digital no Google Discover
Uma maneira interessante de avaliar o sucesso comercial de uma empresa é calcular o valor de seu faturamento dividido, em média, por seus funcionários. Desse modo, analistas podem concluir quanto cada colaborador “vale” dentro do faturamento total de uma companhia. No ramo de tecnologia – hoje um dos mais rentáveis do mercado – a equipe da Apple parece “valer mais” do que a do rival Google.
Ofertas
Por: R$ 19,90
Por: R$ 819,00
Por: R$ 22,90
Por: R$ 2.240,00
Por: R$ 1.998,89
Por: R$ 2.498,89
Por: R$ 404,90
Por: R$ 129,90
Por: R$ 412,69
Por: R$ 593,00
Por: R$ 3.598,94
Por: R$ 469,00
Por: R$ 5.610,00
Por: R$ 499,00
Por: R$ 369,00
Por: R$ 1.616,02
Por: R$ 179,90
Por: R$ 2.759,00
Por: R$ 199,00
Por: R$ 166,19
Por: R$ 399,00
Por: R$ 132,00
Por: R$ 473,00
O faturamento da Apple dividido por cada um de seus funcionários, ao longo de 2015, foi de US$ 2.032.304, enquanto o do Google foi de US$ 1.160.648 no mesmo período. O levantamento do site PhoneArena ainda mostra os valores correspondentes aos de outras grandes empresas de tecnologia:
- Yahoo: US$ 419.830
- Twitter: US$ 462.009
- Microsoft: US$ 789.145
- Facebook: US$ 1.412.655
No entanto, faturamento nem sempre significa lucro: uma empresa pode até estar gerando muito dinheiro, mas nem sempre o saldo acaba positivo no fim do ano. Ao dividir os lucros das empresas por funcionário, a média continua deixando a Apple no topo da lista e superando Google, Microsoft e Facebook.
- Twitter: – US$ 129.334
- Yahoo: US$ 54.182
- Microsoft: US$ 102.822
- Google: US$ 250.367
- Facebook: US$ 290.600
- Apple: US$ 464.296
O levantamento mostra que, mesmo em baixa, o Yahoo consegue reverter mais lucros por funcionário do que o Twitter – atualmente passando por uma transição que pode torná-lo mais parecido com o Facebook. Ainda assim, destituir a Apple da liderança continua uma tarefa árdua para suas rivais.