Marte é a próxima fronteira da humanidade. Cientistas já colocaram isso na cabeça e uma missão tripulada ao Planeta Vermelho é só questão de tempo. Se algum dia veremos de fato colônias habitando o planeta já é outra história, mas não vai demorar muito para que pisemos lá.

Há pelo menos três projetos para levar humanos a Marte. SpaceX, Mars One e a própria NASA lideram esta corrida para ver quem chega até lá primeiro. Inclusive, a NASA está recrutando astronautas que estejam dispostos a embarcar nesta missão (possivelmente sem volta), com apenas alguns dias faltando para as inscrições.

publicidade

Você já deve imaginar que ir a Marte não é a coisa mais segura a se fazer, certo? Mas você realmente sabe quantos perigos se escondem nesta viagem? Quantas formas diferentes Marte tem para matar um ser humano? São muitas, infelizmente.

Nós não vamos tocar nos detalhes da viagem em si, que é longa (alguns anos) e perigosa (sujeita a falhas técnicas na decolagem, pouso e problemas no trajeto). Vamos supor que a humanidade conseguiu pousar com sucesso no planeta vermelho: e agora, como Marte vai tentar nos matar?

publicidade

Radiação: Marte perdeu a maior parte de sua atmosfera há eras, o que significa que o planeta tem praticamente nenhuma proteção contra a radiação. Isso significa que, para um humano sobreviver por lá, ele provavelmente teria que viver no subterrâneo, pelo menos a 2,7 metros da superfície, como cita o especialista em biomedicina Jim Logan.

Também pode ajudar você ser brasileiro, mais especificamente de Guarapari, no Espírito Santo, onde a radiação é mais forte e as pessoas já estão mais adaptadas. Mesmo assim, é perigoso. “A radiação é alta demais para passear por Marte com roupas espaciais ou sondas”, explica o especialista.

publicidade

Ar tóxico: Lembra que Marte quase não tem atmosfera? Bom, mesmo que ela não seja tão robusta quanto a da Terra, ela existe e é altamente tóxica para nós. A atmosfera é composta quase que em sua totalidade (mais de 95%) de CO2, o popular gás carbônico.

Trata-se de uma barreira difícil de superar, mas não impossível. A vantagem do CO2, é que ele pode ser transformado em oxigênio graças à fotossíntese das plantas, o que pode fazer com que o ar se torne respirável com o passar do tempo.

publicidade

Poeira: Ainda não se sabe exatamente o impacto que a poeira fina de Marte terá nos humanos expostos a ela. A NASA diz que o problema é a própria poeira, e não as tempestades, que raramente superam as velocidades de 96 km/h e não devem causar tanto estrago. O problema vem depois, com a poeira acumulada em pulmões, painéis solares ou qualquer equipamento que dependa de partes móveis.

Frio: Uma vez em Marte, torça para o aquecedor não dar problemas. A temperatura varia entre amenos 27°C e congelantes -143°C, então o risco de congelamento é real se você não estiver em um ambiente com clima controlado.

Pressão atmosférica: Lembra que nós dissemos que a atmosfera de Marte é ínfima comparada à da Terra? Isso se reflete na pressão atmosférica extremamente baixa. Você se lembra das aulas do Ensino Médio, que ensinavam que quanto menor a pressão do ar, menor é a temperatura necessária para ferver uma panela com água? Bom, imagine que em vez de uma panela cheia de água, estamos falando de um ser humano, cujo corpo é feito na maior parte de… água.

Isso mesmo, a água no seu corpo não vai demorar a evaporar se você não andar com uma roupa pressurizada em Marte. A morte pode não ser instantânea, mas com certeza é horrível.

Via CNET