Aplicativos como o Shazam e o próprio Google Now são capazes de identificar uma música tocando ao redor do smartphone e trazer ao usuário o nome e o autor da canção. Jogar um trecho da letra no Google também funciona na maioria dos casos. Mas e quando você tem apenas a melodia na cabeça e precisar saber quem canta aquela faixa?

A fabricante chinesa Xiaomi está desenvolvendo um app que fará esse trabalho pelos donos de seus smartphones Redmi. O sistema será capaz de reconhecer a melodia de uma música apenas com o cantarolar do usuário, trazendo em seguida o nome da faixa, álbum e informações sobre a banda ou cantor.

Trata-se de uma proposta semelhante à do SoundHound, que também promete identificar a música apenas com a melodia cantada na voz do usuário. No entanto, o app usa um banco de dados aberto, editado como o Wikipedia, enquanto a Xiaomi quer criar um sistema inteligente usando robôs e softwares. Se for real, o aplicativo será inserido de fábrica nos smartphones da Xiaomi a partir de março.

Via Mashable