O Instagram confirmou ao TechCrunch que está começando a implementar dupla autenticação nas contas de seus usuários. A mudança tem o objetivo de tornar as contas da rede social mais seguras, e torna as contas do Instagram mais semelhantes às do Facebook e do Google.

A ferramenta funciona da seguinte maneira: o usuário é solicitado a fornecer um número de celular ao fazer login. Em seguida, sempre que alguém tentar acessar aquela conta com o e-mail e senha, o usuário receberá um SMS no número fornecido com um código que também precisa ser inserido para dar acesso à conta, conforme a imagem abaixo. Isso deve tornar casos de “sequestro de contas” mais raros no Instagram.

Reprodução

A implementação dessa funcionalidade na rede social faz sentido: o Facebook, empresa dona do Instagram, já a possui há quatro anos. Além disso, a rede tem mais de 400 milhões de usuários, incluindo celebridades, marcas e artistas que a utilizam para gerar renda, o que torna essas contas particularmente valiosas enquanto alvos de sequestro.

publicidade

Obviamente, é necessário fornecer o seu número de celular para que a ferramenta possa funcionar. No entanto, como essa informação é usada para dar mais segurança às contas dos usuários, fornecê-la pode valer a pena. É provável, no entanto, que a nova medida de segurança seja opcional, então usuários que não quiserem dar o telefone par ao Instagram poderão continuar usando a rede normalmente.