No ano passado, o Archive.org, uma espécie de “arquivo da internet”, disponibilizou 2,4 mil jogos clássicos para jogar diretamente do navegador. O site é gerenciado pela Internet Archive, uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo guardar uma espécie de “retrato da internet” como ela foi há alguns anos e como é hoje. A página contém coleções de páginas, arquivos, shows, coleções de arte, shows, filmes e até jogos.

O Business Insider listou 13 clássicos do videogame que estão disponíveis para jogar no navegador e matar a saudade. Apesar dos controles serem um pouco diferentes, a experiência é bastante interessante. Confira:

1. The Oregon Trail

Reprodução

Desenvolvido em 1974, o jogo foi originalmente criado para ensinar aos alunos sobre a vida de um colono do século XIX no Oregon Trail. No game, o jogador assume o papel de um chefe de vagão guiando uma equipe de colonos.

publicidade

2. Príncipe da Pérsia

Reprodução

Desenvolvido em 1989 para Apple II e IBM-PC, o Prince of Persia foi tido como um dos jogos mais avançados da época.

3. Sim City

Reprodução

Um dos primeiros jogos a permitir ao jogador criar e gerenciar uma cidade para que ela não entre em falência, o Sim City foi lançado também em 1989.

4. Super Street Fighter II

Reprodução

Street Fighter II é o quarto jogo da série Street Fighter II. A versão conta com conteúdo adicional, incluindo mais jogadores do que a original.

5. Ms. Pac-Man

Reprodução

Um dos maiores clássicos de todos os tempos, Ms. Pac-Man conduz o usuário por um labirinto repleto de fantasmas e alimentos.

6. Tetris

Reprodução

O clássico que tem como objetivo empilhar blocos formando linhas completas também está presente no arquivo da internet.

7. Maniac Mansion

Reprodução

Manic Mansion é um jogo de aventura desenvolvido pela Lucasfilm. Até hoje, o jogo é tido como um dos mais difíceis da época. O jogo ficou famoso por introduzir novas ideias na indústria de jogos, como a possibilidade de diferentes finais e personagens para jogar, cada um deles com habilidades diversas.

8. Donkey Kong

Reprodução

O primeiro jogo a trazer o personagens Mario, Donkey Kong foi um clássico de arcade. Desenvolvido em 1981, ele traz pela primeira vez a jogabilidade focada na movimentação do personagem principal.

9. As Tartarugas Ninja

Reprodução

No game, as tartarugas têm que deter o vilão Shredder, que pretende assumir o controle da cidade de Nova York em 48 horas. Quando atigem novos níveis de força, as tartarugas ganham poderes adicionais. O jogo realmente dura 48 horas, algumas delas de descanso para a tartaruga.

10. Bubble Bobble

Reprodução

O jogo, de 1988, conta a história de Bub e Bob, dois dinossauros que têm que atravessar uma caverna misteriosa e repleta de monstros. O jogador deve recolher frutas e outros itens para ganhar pontos, saltar e encurralar os inimigos, para sobreviver.

11. Gauntlet

Reprodução

Gaunlet foi lançado em 1985. O jogo possui fases de labirintos e permite ao jogador escolher entre quatro personagens: Thor, Merlin, Thyra e Questor. Cada um tem seus pontos fortes e fracos. Esse é um dos primeiros RPGs lançados.

12. Mega Man

Reprodução

Mega Man, conhecido como Rockman no Japão, foi lançado em 1987 pela Nintendo. O jogo também ganhou uma versão para Windows – nesse caso, DOS.

13. Ultima VI – The False Prophet

Reprodução

Mais um RPG para a lista. Ultima VI é o sexto jogo da série Ultima e o primeiro a abandonar os dungeons em primeira pessoa. O jogo foi lançado para MS-DOS, Atari ST, Amiga, Commodore, FM Towns, SNES, PC-9801 e X68000.