Na próxima terça-feira, 1º de março, o principal advogado da Apple, Bruce Sewell, e o diretor do FBI, James Comey, irão depor em uma audiência no Congresso dos Estados Unidos.

Segundo o comunicado do Comitê de Justiça da Câmara, às 13h será realizada uma audiência, intitulada “The Encryption Tightrope: Balancing Americans’ Security and Privacy”, na qual os membros do congresso receberão um briefing sobre criptografia e irão ouvir o que as partes têm a dizer.

publicidade

“Como a criptografia tem se tornado muito mais difundida entre as pessoas, há um debate nacional em curso sobre as implicações positivas e negativas para a segurança e privacidade dos consumidores”, diz o comunicado.

Segundo o presidente do Comitê Judiciário da Câmara, Bob Goodlatte, o uso generalizado da tecnologia tem implicações tanto para a privacidade quanto segurança dos americanos.

publicidade

“Como as empresas de tecnologia têm feito grandes progressos para melhorar a segurança das informações pessoais e privadas dos americanos, as agências de aplicação da lei enfrentam novos desafios ao tentar acessar essas informações criptografadas. Os americanos têm o direito de proteção à privacidade e Congresso deve examinar o problema para ter certeza isso esteja em vigor e ao mesmo tempo encontrar maneiras de ajudar na luta contra o crime”.