O disquete de 3½ há muito tempo se tornou um ícone de uma sociedade do passado, que conseguia viver com 1,44 megabytes. Isso não impediu um modder, conhecido pela alcunha de Dr Moddnstine, de tentar reaproveitar o velho formato para os tempos modernos. Sim, ele criou um disquete com 128 GB de armazenamento.
 

Existem duas partes que devem ser levadas em conta quando se modifica algo como um disquete. A primeira é o disquete em si, que precisa ser adaptado. No caso desta modificação, foi implantado um cartão SD de 128 GB no corpo do disquete. O cartão encaixa bem na parte metálica que desliza.

O segundo passo é adaptar o drive, o que é um pouco mais complicado, e requer conhecimentos técnicos avançados e um pouco de trabalho manual.

publicidade

Ele explica que durante o processo de montagem, percebeu que os encaixes de um antigo cabo para disquetes 5¼ encaixava perfeitamente com o cartão SD. Em seguida, ele ajustou o cabo para que ele tivesse apenas os fios de que ele precisava e entortou os contatos. Então, ele abriu um leitor de cartão SD USB, encaixou dentro do drive do disquete e fez a solda nas conexões necessárias. Agora, o superdisquete tem bastante espaço, alta velocidade de transferência e ainda é modificável, permitindo trocar o cartão por outro de maior capacidade, por exemplo, se necessário.
Reprodução

O superdisquete é apenas uma das gambiarras incríveis feitas pelo modder. Ele transformou um IBM Aptiva, de 1995, em um PC moderno para jogos, com um processador Intel Core i7-6700K, com uma placa-mãe Micro ATX, e uma placa de vídeo AMD Radeon R9 390.

Se você quiser acompanhar todo o processo de montagem desta belíssima gambiarra, você pode conferir passo a passo, foto a foto, neste link. Mas fica o aviso: são muitas fotos em alta resolução, o que significa que o carregamento pode demorar um pouquinho.