Uma inovação da Boeing, empresa fabricante de aeronaves, pode acabar de vez com o medo e o nojo que alguns passageiros têm de usar banheiros de aviões. A empresa desenvolveu um lavatório “autolimpante” que elimina até 99,99% dos germes em apenas três segundos.

A novidade funciona com radiação ultravioleta (UV) e também ajuda na eliminação de odores. Ainda em desenvolvimento, a tecnologia é ativada somente quando o ambiente é esvaziado. Todas as superfícies do banheiro são higienizadas pela luz, inclusive a pia e a bancada.

Além de limpar de forma ágil e extremamente eficaz, o projeto da empresa também permite o manuseio da porta sem a necessidade de toque e a instalação de um sistema de ventilação por vácuo no piso.

De acordo com a diretora de desempenho ambiental da companhia, Jeanne Yu, a ideia é diminuir o desconforto das pessoas ao ter que dividir o lavatório com dezenas de outros passageiros durante um voo longo.

publicidade

Apesar de já minimizar o crescimento e a transmissão de micro-organismos, o protótipo ainda está em fase de testes e em processo de aquisição de patente. Não há previsão de quando a tecnologia poderá chegar ao mercado.

Veja como funciona no vídeo abaixo: