Se você tem mais de 20 anos, a probabilidade é grande de ter ao menos conhecido o Windows 98, o último grande lançamento da Microsoft antes do hit que foi o Windows XP (vamos tentar ignorar o Windows ME, ok?). Agora, é possível reviver toda a glória daquela época em um emulador online.

O v86, disponível no site copy.sh, é um emulador desenvolvido em JavaScript que simula um computador x86, disponível na web. É uma ideia interessante, que mostra um pouco do poder dos navegadores modernos, que hoje são capazes de rodar um sistema operacional inteiro de 14 anos atrás.

publicidade

Não se trata de um aplicativo web, mas sim um emulador online, desenvolvido ao longo de 4 anos, rodando, de fato, o Windows 98. Não é perfeito, mas é bom o suficiente para relembrar como as pessoas interagiam com o computador naquela época. Por exemplo: tivemos problemas para entrar no Prompt do MS-DOS, e usar o Internet Explorer dentro do Chrome foi simplesmente impossível. Em compensação, o Campo Minado está funcionando perfeitamente.

O emulador vai além do Windows 98, no entanto, e permite rodar algumas distribuições de Linux, o FreeDOS e o Windows 1.01. Também há opções de usar imagens de disquetes e CDs, o que, em tese, significa que você pode instalar e usar algum sistema operacional da sua preferência no emulador.

publicidade

Então, se você ficou interessado, faça o teste do Windows 98 neste link. Se preferir, você pode conferir outros sistemas operacionais neste link.