A limpeza do computador pode ser vital para garantir um pouco mais de vida útil ao dispositivo. No entanto, é preciso cuidado na hora de higienizar os componentes para evitar que a faxina acabe estragando as peças. Veja abaixo como fazer uma boa limpeza no computador.

Área externa

A higienização de um notebook é muito mais fácil de ser feita do que a de um computador comum por ser um equipamento menor. Nas partes externas, como a tampa, o ideal é esfregar delicadamente uma flanela levemente umedecida com água para retirar manchas de gordura e pó. 

Teclado

publicidade

No teclado a sugestão é aspirar as teclas utilizando aspiradores próprios para a limpeza de computadores e notebooks. O uso de aspiradores comuns não é recomendado pela forte potência que pode sugar teclas que estejam gastas. Outras dicas consistem em passar um pincel de cerdas leves e um pano “quase seco” para retirar a gordura acumulada nas teclas mas cuidado na hora de umedecer o pano para evitar derramar água no teclado.

Tela

A limpeza da tela é uma das mais importantes e difíceis de serem feitas. A utilização de produtos de limpeza de vidros comuns pode fazer com que o monitor apresente manchas ou até que ele se queime. Por isso, a tela deve ser limpa somente com um pano levemente umedecido com líquido próprio para a limpeza de vidros LCD ou LED.

Lateral

A área em que as saídas USB, HDMI, Ethernet, entre outras está localizada em notebooks e CPUs também precisa ser limpa com atenção para que elas não se danifiquem no processo. Para fazer isso, a melhor opção são os aspiradores de pó para notebooks, eles irão puxar os fragmentos de sujeira e higienizar os componentes sem a necessidade de contato físico.

O uso de um pano seco pode ser suportado, mas com cuidado para não deixar fiapos de tecido presos nas saídas. Cotonetes costumam ajudar, mas é preciso manejá-los com delicadeza nas partes externas das saídas. Não enfie o cotonete nas portas!