Antigamente, os médicos costumavam atender os pacientes em casa. O aplicativo brasileiro Docway se dedica a retomar o hábito da medicina humanizada, mas de um jeito mais tecnológico, como se fosse um Uber da área da saúde.

Com a plataforma é possível chamar o médico para uma visita onde quer que o paciente esteja, permitindo que mães com filhos pequenos, idosos, pessoas que necessitam de cuidados especiais ou que possuem dificuldades de locomoção e até mesmo quem não deseja enfrentar filas de hospitais e consultórios possam contar com o serviço personalizado.

O usuário escolher a especialidade a partir de um banco de dados médicos disponíveis e solicita uma consulta seja para aquele exato momento ou com o dia e hora marcada. As consultas têm preço fixo: R$ 200 (de segunda a sexta, em horário comercial) e R$ 300 (finais de semana, feriados e dias normais após às 18h).

Para o médico, aparecem consultas disponíveis, sendo que ele aceitará a solicitação conforme a conveniência e as atividades já cadastradas por ele. Assim que o profissional aceita a consulta, o paciente recebe a confirmação.

“No próprio aplicativo, o paciente é informado sobre o preço da consulta que é compatível com o valor de uma consulta de rotina particular. Se ele possuir plano de saúde, o valor pode ser devolvido integralmente ou parcialmente pela operadora de saúde ou escolher pela dedução do Imposto de Renda”, explica Fábio Tiepolo, CEO e Fundador do Docway.

O profissional que optar por fazer parte do banco de dados anexará documentos pessoais e profissionais na área do aplicativo que é direcionada aos médicos de forma simples. Após a liberação, o médico recebe um treinamento para melhor atender o paciente em domicílio. Além disso, o aplicativo oferece outros serviços, entre eles vacinas e coleta de exames.

Lançado no segundo semestre de 2015, a ferramenta já está disponível em Curitiba, Belo Horizonte e São Paulo, sendo que a empresa pretende expandir para Porto Alegre, Florianópolis, Salvador e Goiânia ainda este ano. O Docway roda nos sistemas Android e IOS.