De acordo com uma matéria do Wall Street Journal, a Intel está desenvolvendo um óculos de realidade aumentada semelhante ao HoloLens, da Microsoft. O aparelho da Intel utilizaria a tecnologia de câmeras RealSense, segundo pessoas informadas dos planos da empresa.

O projeto seria uma tentativa da Intel de explorar outros mercados ptenciais, num momento em que as vendas de PCs tem alguns de seus piores resultados históricos. De acordo com pessoas próximas ao projeto, a Intel criará o dispositivo mas oferecerá o design para que outras empresas o fabriquem, embora essas pessoas ainda não tivessem conhecimento de nenhuma parceria.

publicidade

Achim Bhowmik, vice-presidente e gerente geral do grupo de computação perceptiva da Intel (o grupo responsável pela tecnologia RealSense), não quis comentar as informações. No entanto, ele afirmou que a empresa frequentemente cria prototipos de alguns produtos, como notebooks, para convencer seus clientes a usarem seus componentes. Isso daria a entender que os óculos da empresa podem não chegar a se tornar um produto comercialmente disponível.

Realidade aumentada

A RealSense é uma tecnologia que mistura câmeras 3D e técnicas de interação com computadores baseadas em gestos. Em outras palavras, ela permite a criação de um óculos que “perceba” os ambientes em que o usuário está e, ao mesmo tempo, responda a comandos de gestos feitos pelos usuários. Isso permite, por exemplo, que ela reconheça e rastreie a posição dos dedos do usuário, identifique rostos específicos, e “crie” objetos virtuais nos ambientes em que se encontra.

publicidade

O ramo de realidade aumentada parece ser de particular interesse para a Intel: nos últimos anos, ela já comprou pelo menos cinco empresas que realizam pesquisas nessa área. Um óculos de realidade aumentada que utilize essa tecnologia provavelmente seria semelhante ao HoloLens, da Microsoft, que oferece funcionalidades parecidas.