Já existem diversos aplicativos que fazem exatamente a mesma coisa que o WhatsApp faz – às vezes até melhor que o WhatsApp. O Telegram é um deles. O WowApp é outro, e seu principal diferencial é o fato de que, além de ser de graça, ele ainda paga seus usuários e doa dinheiro a instituições de caridade.

Além de estar disponível para smartphones Android e iOS, o WowApp também possui versões desktop para Windows e Mac. Embora qualquer pessoa possa baixar o app, é necessário um convite para poder se cadastrar e usá-lo.

A principal diferença, porém, é que de 70% a 80% do total arrecadado pelo app é repassado aos usuários; o resto é usado para manter o serviço ativo. O WowApp possui atualmente sete formas de arrecadação, como games online, banners de publicidade e parcerias com lojas virtuais.

O aplicativo é semelhante ao WhatsApp: permite o envio de mensagens de texto, imagens e vídeos, embora ainda não oferecça envio de áudios (recurso prometido para abril). O WowApp também oferece dois recurso que o WhatsApp não possui: chamadas de vídeo, mesmo entre dispositivos diferentes, e ligações via VoIP para números fixos e celulares – embora se trate de um serviço pago, semelhante ao do Skype.

publicidade

Amigos por trocados

A moeda utilizada pelo WowApp é o WowCoin – cada 100 WowCoins equivalem a um dólar. Para ganhar dinheiro, o usuário precisa convidar amigos para se cadastrar no aplicativo. Cada convite enviado que resultar em um novo usuário no serviço rende 0,25 WowCoins à pessoa que enviou o convite. Em outras palavras, é necessário trazer 400 usuários ao aplicativo para ganhar um dólar.

Na hora de sacar o dinheiro, o usuário ainda pode optar por doá-lo a uma das quase 2000 instituições de caridade em mais de 110 países cadastradas no app. Caso não queira doar, o usuário também pode resgatar o dinheiro via cartão de crédito.