Se você conhece alguma coisa de internet, sabe que nada que é feito online é realmente anônimo. Nem mesmo o Tor, usado para mascarar o acesso e permitir o uso de sites da Deep Web é perfeito. Agora um pesquisador de segurança diz ter encontrado um novo método de identificar as pessoas que navegam online, e até mesmo pelo Tor: o movimento do mouse. 

Segundo Jose Carlos Norte, pessoas que usam a rede Tor para navegar anonimamento ainda podem ser detectadas por um método chamado “user fingerprinting”, ou “impressão digital do usuário”. A técnica não tem nada a ver com as marcas nos dedos, mas se refere a alguns comportamentos únicos que podem servir para identificação de um indivíduo. 

O método é complexo, mas como ele funciona é bem simples. Ao entrar anonimamente em um site, ele pode criar um perfil seu baseado no modo como você mexe o mouse. Sua identidade ainda é desconhecida, mas o seu perfil fica gravado. Se você entrar novamente neste site, desta vez sem a proteção de camadas de criptografia, a ferramenta pode analisar novamente seu perfil e compará-lo com seu banco de dados. Aí, sim, você pode ser identificado. 

Segundo o pesquisador, há mais de uma pista de sua identidade no modo como você mexe o mouse. Isso pode ser feito pela velocidade com que você rola uma página, ou como você mexe o cursor dentro de uma página. 

publicidade

Norte, no entanto, só utilizou esta técnica de identificação em um ambiente controlado, e não na verdade internet que há mundo afora. O método pode não garantir 100% de precisão, mas já gera mais preocupações sobre a privacidade online, que já é vilipendiada de tantas formas diferentes com cookies e rastreadores; agora o seu mouse também poderá ser uma nova forma para que você seja perseguido online.