A BBC produziu um vídeo em 360 graus mostrando o interior do LHC (Large Hadron Colider, ou grande colisor de hádrons), o equipamento responsável pela realização do experimento que comprovou a existência do Bóson de Higgs. Além de ser em 360 graus, o vídeo também foi filmado em resolução 4K, para oferecer o máximo de detalhes.

As imagens são acompanhadas de uma narração, em ingles, que explica de que se trata cada seção do CERN mostrada. Quando o vídeo é assistido a partir de dispositivos móveis, é possível mover o dispositivo para ver diferentes partes das imagens. Em computadores e notebooks, é necessário usar o mouse para ver as outras partes. Ele pode ser visto abaixo: 

Visita guiada ao CERN

publicidade

O CERN é o maior laboratório de física de partículas do mundo. Ele fica cerca de 100 metros abaixo da superfície e contém o Grande Colisor de Hádrons – a maior máquina do mundo. A primeira parte mostrada no vídeo é a câmara em que fica o colisor.

Em seguida, o vídeo passa por um pedaço do túnel de 27 quilômetros no qual as partículas são aceleradas até velocidades próximas à da luz. Embora o tunel seja circular, ele parece ser uma reta contínua, pois sua curvatura é quase imperceptível. O “tubo” no qual as partículas ficam é mantido a temperaturas próximas de cerca de -271ºC.

A última parte do vídeo se foca no CMS – Compact Muon Solenoid (solenóide de múon compacto). Esse equipamento é um sensor capaz de identificar partículas extremamente pequenas que são criadas nas primeiras frações de segundo após os hádrons (partículas maiores) colidirem entre si nas velocidades próximas à da luz.

Quando isso acontece, criam-se condições semelhantes à explosão que deu origem ao universo, e os cientistas estudam os efeitos dessas colisões para entender melhor como nosso universo é formado. O Bóson de Higgs, por exemplo, teve sua existência comprovada por meio de um experimento realizado no CERN.