Após tonar o Xbox One compatível com games da geração passada, a Microsoft anunciou nesta segunda-feira, 14, que vai realizar outro pedido feito insistentemente pelos fãs: o chamado “cross-play”. Em outras palavras, a empresa permitirá que jogadores de PC e PlayStation 4 joguem junto a usuários de Xbox One em um mesmo ambiente online.

O anúncio foi feito por Chris Charla, diretor do programa de apoio a desenvolvedores da Microsoft, o ID@Xbox. Segundo ele, os produtores que fizerem games para Xbox poderão deixar ativado um recurso no jogo que permitirá o fim das barreiras entre plataformas online, mas, para isso, outras fabricantes de consoles deverão permitir também.

Desse modo, para que um usuário de Xbox possa jogar “Street Fighter V” contra um jogador no PS4, por exemplo, tanto a Capcom (produtora do jogo) quanto a Sony (fabricante do PS4) deverão liberar o recurso cross-play proposto pela Microsoft. O que a empresa fez foi deixar o recurso ativo de fábrica pela sua parte, convidando as outras empresas a embarcarem na mesma iniciativa.

O primeiro jogo a permitir multiplayer entre diferentes plataformas será “Rocket League”, espécie de futebol futurista jogado por carros em vez de atletas. A desenvolvedora Psyonix já anunciou que permitirá que jogadores no PC enfrentem usuários no Xbox One, mas ainda não revelou quando o recurso será oficialmente liberado.

publicidade

A Microsoft também explica que o usuário poderá escolher se prefere jogar apenas com outras pessoas usando a mesma plataforma ou se não quer restrições. Resta aguardar pelo dia em que a Sony também vai liberar seu console para jogar com o concorrente, após o convite aberto pelo Xbox.