O vídeo de Nissim Ourfali, que viralizou na internet com uma paródia da música ‘What makes you beautiful’, da banda One Direction, pode ser excluído do YouTube após determinação do Ministério Público de São Paulo.

Em 2012, a família do garoto havia entrado com uma ação que pedia indenização ao Google no valor de R$ 30 mil. O pedido foi negado em 2014 com o argumento de que a empresa não pode controlar o conteúdo que é replicado na internet. A família, porém, decidiu recorrer e recebeu hoje uma sentença favorável, ordenando a retirada do vídeo do YouTube.

publicidade

O processo continua em segredo da Justiça por envolver um menor de idade. Na época, Nissim Ourfali tinha 13 anos e se tornou uma web-celebridade após seu pai postar o vídeo que comemorava seu bar-bitzvá no YouTube. Relembre abaixo:

publicidade

O vídeo original foi retirado da internet pela família, mas uma série de replicações e outras paródias já estavam no ar. 

Outro lado 

Em nota, o o Google afirma que “entende que a decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo não observou a jurisprudência pacifica do STJ sobre a matéria, que reconhece a necessidade de indicação das URLs específicas do conteúdo para que seja possível fazer a remoção. O Tribunal também não aplicou o Marco Civil da Internet, que é o marco legal da matéria e também determina a indicação precisa da URL para permitir a remoção. Em razão disso, o Google recorrerá da decisão”.

publicidade

Via: Folha de S. Paulo