Siga o Olhar Digital no Google Discover
O Google atualizou nesta semana os parâmetros do Material Design, o conceito estético que rege a maioria dos aplicativos disponíveis para as versões mais recentes do Android. Entre as novidades está a sugestão para que desenvolvedores incluam uma barra na parte inferior dos seus apps com botões que levem às principais seções do programa, como é comum em apps para iPhone e iPad.
Ofertas
Por: R$ 8,28
Por: R$ 1.998,89
Por: R$ 2.498,89
Por: R$ 491,92
Por: R$ 129,90
Por: R$ 412,69
Por: R$ 593,00
Por: R$ 3.598,94
Por: R$ 499,00
Por: R$ 369,00
Por: R$ 1.616,02
Por: R$ 179,90
Por: R$ 2.759,00
Por: R$ 199,00
Por: R$ 166,19
Por: R$ 399,00
Por: R$ 132,00
Por: R$ 505,00
Antes da atualização, o Google orientava os desenvolvedores que colocassem todas as seções disponíveis ao usuário em um ícone “sanduíche”: três linhas horizontais ou três ponto no canto superior da tela, onde o usuário poderia tocar e ter acesso a um menu com as opções. Em certos casos, o Material Design sugeria que essas seções fossem agrupadas em abas na parte superior.
Veja o app do Facebook, por exemplo. Abaixo, à direita, está a atual versão para Android; e, à esquerda, a versão para iOS. Com a mudança nos parâmetros do Material Design, é possível que o aplicativo no sistema do Google fique mais parecido com o do sistema da Apple.

Com a mudança, o Material Design passa a seguir um dos princípios do design que a Apple sugere aos desenvolvedores, o que pode fazer com que os aplicativos para ambas as plataformas fiquem mais parecidos com o passar do tempo. Isso não significa, porém, que o Google quer eliminar o ícone sanduíche ou as abas, já que estes elementos continuam fazendo parte das linhas de base do Material Design.
A recomendação é que os desenvolvedores agora usem a barra inferior apenas quando o app tiver de três e a cinco seções. Se forem apenas duas seções, a orientação é que o app use abas. Mas se forem seis ou mais, o ícone sanduíche ainda é a melhor opção.
Via The Verge