Uma das reclamações mais recorrentes de usuários de iPhone é de que a bateria do smartphone não jus ao preço e às configurações de hardware. Para piorar, a bateria acaba se desgastando com o tempo e seu tempo de duração é afetado. 

O Olhar Digital separou cinco dicas para evitar, ou ao menos atrasar, o processo de envelhecimento do componente. Veja abaixo:

Wi-Fi e Bluetooth

Uma das maneiras mais eficientes de poupar bateria é desativar os recursos que não estão sendo utilizados. O Wi-Fi e Bluetooth muitas vezes ficam abertos quando o celular não está conectado, mas isso não quer dizer que eles não estejam trabalhando de modo passivo. A função dessas aplicações é procurar por pontos de conexão enquanto estiverem ativadas e isso gasta bateria. Ligue-os somente quando necessário.

publicidade

Reprodução 
Temperaturas extremas

Quem já foi à praia em um dia quente de verão e guardou o celular na bolsa ou no bolso percebeu que o aparelho estava realmente quente depois de um tempo. Em altas temperaturas, a bateria de lítio sofre desgaste e pode perder até 20% de sua capacidade em um ano. O mesmo vale para a exposição em baixas temperaturas, em que há desgaste de 6% no mesmo período de tempo. O ideal, segundo a Apple, é manter o aparelho em temperatura ambiente, de 16 a 22 ºC. Saiba também por que o smartphone esquenta tanto.

Reprodução 
De 0 a 100%

De acordo com o TechInsider, carregar regularmente a bateria até o ponto máximo (100%) pode danificar o aparelho. O mesmo vale para deixar a bateria descarregar completamente. De acordo com o site, o componente tem um número limite de recargas totais antes de ser afetado e passar a apresentar menos tempo de duração. O ideal é manter a bateria do iPhone entre 50% e 80%.

Reprodução


Ligado 24h

Apesar de um mito popular afirmar que a bateria de smartphones é danificada pelo processo de ligar e desligar o aparelho, manter o dispositivo desligado quando não está sendo usado ajuda a bateria a descansar e evita o desgaste da peça. Além disso, o ato de desligar também poupa outras peças, como a memória RAM, por exemplo.
Reprodução 

Ajustes de brilho

Utilizar o brilho do celular no máximo gasta até 80% da bateria do celular. A melhor coisa a fazer a reduzir a iluminação. Uma boa dica para quem não quer ter que alterar os níveis em diferentes ocasiões é também ativar o recurso “Brilho Automático”. Para fazer isso, vá até “Ajustes”, escolha a aba “Tela e Brilho” e ative a opção mostrada na imagem:

Reprodução

Via TechInsider