A fabricante de artigos esportivos e de vestuário Under Armour anunciou nesta quinta-feira, 17, o UA Architech, tênis impresso em 3D e projetado com a ajuda de um computador.

Para desenvolver o modelo, a empresa usou um algoritmo de estruturas com base em critérios desejados, que pode levar em conta aspectos como a durabilidade, a flexibilidade e o peso do usuário na hora de criar uma entressola que mais se ajuste a quem vai usar o calçado.

publicidade

“Os processos tradicionais de fabricação de um tênis, como a moldagem por injeção, normalmente não funcionam bem para as estruturas complexas que saem de um design generativo. A impressão 3D dá maior flexibilidade para produzir sapatos e proporciona maior estabilidade e amortecimento do que designs convencionais “, explica Mark Davis, diretor de pesquisa de design da Autodesk, parceira da Under Armour no projeto.

Além da sola, os componentes impressos em 3D também são encontrados no calcanhar e na área superior do tênis, que promete se adaptar ao formato e ao movimento de quem o utiliza.

publicidade

Reprodução

Futuro
Para Davis, a impressão 3D é o futuro do mercado de calçados. “Um dos benefícios reais da impressão 3D é que ela vai permitir uma era de customização em massa, o que significa que cada consumidor individual poderia ter um sapato de design personalizado exclusivo, com base na sua altura, peso, necessidades atléticas”, explica. O diretor chega a apostar que no futuro será possível imprimir um modelo na hora da compra ou até mesmo em casa, pelo própri consumidor.

publicidade

O UA Architechs estará disponível para comprar pelo site da Under Armour por US$ 300 a partir da próxima sexta-feira, 18. A empresa fabricou apenas 96 pares do modelo.

Via DailyDot

publicidade