A Apple confirmou os rumores dos últimos meses e anunciou oficialmente nesta segunda-feira, 21, o iPhone SE. Na contramão dos últimos tops de linha, o novo iPhone tem uma tela de apenas 4 polegadas.

Este não é, porém, o iPhone 7, cujo anúncio deve ser feito no segundo semestre deste ano. O novo iPhone SE é uma espécie de “upgrade” do iPhone 5s, lançado em 2013 e o último modelo com tela de 4 polegadas. Desde o iPhone 6, a Apple aposta em 4,7 polegadas na versão comum do celular e 5,5 na versão Plus.

O design é basicamente o mesmo do iPhone 5s, e será vendido nas cores preto, dourado, prateado e rosa. O iPhone SE vem com um processador A9, o mais moderno da empresa, e a câmera de 12MP é capaz de gravar vídeo em resolução 4K, além de imagens em movimento com o recurso Live Photos.

O aparelho vem com o leitor de impressão digital Touch ID, mas não tem sensibilidade à pressão na tela como o iPhone 6s, já que não possui o 3D Touch. De fábrica, o iPhone SE sai com sistema operacional iOS 9.3, que a Apple lançou oficialmente durante o evento.

publicidade

A versão mais barata do iPhone SE, com 16GB, será vendida por US$ 399, enquanto a mais cara, com 64GB, chegará às lojas por US$ 499. Como sempre, ainda não há previsão de quando o aparelho chega ao Brasil, mas nos EUA o aparelho será lançado já na próxima semana, no dia 31 de março.