O Google alertou nesta terça-feira, 22, aos usuários do Android, sobre uma falha de segurança encontrada no kernel baseado em Linux do Android que permite que apps tenham acesso a áreas normalmente bloqueadas. O rooting remove restrições de segurança comuns aos apps de terceiros, oferecendo controle total sobre o dispositivo.

De acordo com especialistas, alguns aplicativos disponíveis já usam a vulnerabilidade para obter privilégios. “O Google confirmou a existência de um pedido de rooting disponível publicamente no Nexus 5 e Nexus 6 para fornecer ao usuário do dispositivo os privilégios de root,” explica a empresa em um comunicado, ressaltando que embora não tenha sido registrado nenhum caso de invasão, os riscos existem.

O Google afirmou que as correções para usuários estão sendo liberadas. Quem usa a versão Open Source (AOSP) do sistema já pode baixar uma correção imediatamente.

publicidade

As outras versões devem esperar até a próxima correção mensal de segurança, que deve ser liberada em 2 de abril. Segundo a companhia, quem atualizou seu dispositivo na última correção, de 18 de março, não deve se preocupar.

Via Engadget

publicidade