A Microsoft aproveitou a Build 2016 para apresentar os novos recursos do Windows 10. O sistema operacional já é usado por mais de 270 milhões de pessoas, mas nem todas conhecem algumas das funcionalidades e recursos presentes na versão.

Abaixo, o Olhar Digital separou algumas dicas para você dominar de vez a plataforma.

Cortana

A assistente pessoal da Microsoft é uma das principais novidades da empresa na atualização do sistema operacional. Para habilitá-la, é preciso acessar o menu “Configurações” clicando no ícone de engrenagem na barra de buscas da plataforma. 

publicidade

Atualizações programadas

Se você não é fã de atualizações obrigatórias do Windows, a versão atual do sistema operacional pode ser a melhor para você. Nela, é possível atrasar os ajustes obrigatórios em até seis dias. Para fazer isso, vá vá em “Configurações”, depois em “Atualizações” e por fim em “Atualizações do Windows”.

Modo Leitura no Edge

O novo navegador da Microsoft possui uma função interessante, o Modo Leitura. Com ele é possível focar apenas no conteúdo do texto utilizando uma formatação especial da página. Para fazer isso, clique no ícone em formato de livro na barra de ferramentas do navegador.

Ativar notificações

A Microsoft decidiu trazer as notificações comumente mostradas em smartphones e tablets para o Windows 10. É possível receber alertas no canto direito da tela onde está localizado o Action Center. Para que isso se torne possível, vá em “Configurações” e depois selecione a aba “Sistema”. Por fim, acesse Notificações e Ações”.

Modo Tablet

Para transformar a interface do Windows 10 em um tablet, é preciso acessar “Configurações” e depois ir em “Sistema” e ativar essa opção. A função tem melhor funcionamento em computadores que contam com telas sensíveis ao toque.

Habilite as extensões de arquivo

Se o seu Windows 10 está com as extensões de arquivo desabilitadas. Isso é, os nomes dos arquivos não contam com terminações do tipo “.txt”, “.doc”, “.exe”, “.rar”, entre outras, então é melhor ativá-las. Dessa forma, é possível se precaver contra alguns tipos de vírus com terminações “.exe” e que são “disfarçados” de documentos de texto. Para fazer isso, digite “Extensões” no campo de buscas do sistema operacional e desmarque a opção “Ocultar as extensões dos tipos de arquivos conhecidos”.

Wi-Fi Sense

Uma das novidades do Windows 10 é o Wi-Fi Sense. O recurso permite que outros usuários conectem-se automaticamente a sua rede Wi-Fi sem que você precise dizer a eles a sua senha. Isso é possível graças ao sistema operacional que convida usuários de serviços da Microsoft que estão na sua rede de contatos para a experiência.

Se você deseja desabilitar a função, basta acessar o menu “Configurações”, ir até “Rede e Internet”, navegar até a seção “Wi-Fi” e, em seguida, até “Gerenciar configurações de Wi-Fi”. Agora, desative as opções “Conectar a hotsposts abertos sugeridos” e “Conectar a redes compartilhadas por meus contatos”.

Tenha mais privacidade

O Windows 10 adiciona diversos recursos ao sistema operacional, mas conta com algumas ferramentas que limitam a privacidade do usuário. Para recuperá-la, é melhor desativar as funções. No menu “Configurações e Privacidade”, desative todos os itens que sugerem o envio de informações do computador para a empresa norte-americana.

Ative a Restauração de Sistema

Esse talvez seja um dos recursos mais importantes em todas as versões do Windows. Ele permite que o computador “volte no tempo” para corrigir algum erro causado pela instalação de um programa ou pela exclusão de um arquivo. No Windows 10, o recurso foi inserido de forma desativada, não criando um backup de segurança automaticamente. Para reverter essa situação, use o atalho de teclado Windows + X e vá até “Sistema e Proteção do Sistema”, agora acesse “Configurar e Ativar a Proteção”.

Personalize o menu iniciar

É possível organizar os ícones do principal menu do sistema operacional de forma pessoal e prática. O usuário pode remover ou redimensionar os blocos clicando com o botão direito do mouse em cima deles. Para reposicionar os itens, basta arrastá-los com o botão esquerdo do mouse.

Outra possibilidade interessante é ter de volta uma versão semelhante do amado e odiado menu iniciar do Windows 8. Para isso, acesse o menu “Configurações”, vá em “Personalização” e escolha “Iniciar”. Agora, ative a opção “Usar tela inteira de Iniciar”.