Embora haja uma percepção de que os jovens estariam abandonando o Facebook em favor de outras redes sociais, esse parece não ser o caso. Uma pesquisa realizada pela comScore mostrou que a rede social de Mark Zuckerberg continua sendo, de longe, a mais utilizada por pessoas com idades entre 18 e 34 anos.

O gráfico abaixo, retirado da pesquisa, mostra a porcentagem de pessoas nessa faixa etária que acessa cada rede social, e quantos minutos por mês elas passam nas redes. Nele, é possível ver que o Facebook não é apenas a rede utilizada pela maior porcentagem de pessoas (quase 100%), como também e a rede social na qual elas passam mais tempo:

publicidade

Reprodução

A pesquisa, que contemplou apenas o mercado estadunidense, mostrou também que cerca de 20% do tempo gasto por usuários de internet enquanto navegam é dedicado a redes sociais. Os aplicativos para smartphone também se tornaram a principal forma de acesso às redes, segundo o levantamento, conforme pode ser visto abaixo:

publicidade

Reprodução

O Facebook se destacou também por sua disseminação entre outras faixas etárias. No grupo de pessoas com idade superior a 35 anos, sua dominação fica ainda mais evidente. A percentagem de usuários e o tempo gasto pelos usuários dessa faixa etária na rede são semelhantes aos dados do grupo etário anterior. No entanto, nessa faixa etária, as outras redes sociais ficam ainda mais distantes.

publicidade

O Snapchat, por sua vez, se destacou por ser a rede sociai mais jovem de todas. 46,8% de seus usuários têm até 24 anos, e 76% têm até 34 anos. Outras redes sociais com públicos mais jovens que a média foram Tumblr, Vine e Instagram.