No dia 1º de abril de 1976, Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne criaram a Apple, e não foi dentro de uma garagem como muitos pensam. Exatamente 40 anos depois, a empresa se consolidou no mercado de tecnologia e lucrou mais de US$ 54 bilhões só no ano passado.

Apple I (1976)

Tudo começou quando os três fundadores desenvolveram um kit que permitia que o cliente construísse sua própria máquina, chegava então ao mercado o Apple I.

Apple II (1977)

No ano seguinte, a empresa apresentou um computador que já conseguia rodar programas gráficos, jogos eletrônicos e utilitários. Ele tinha um processador MOS Technology operando com 1 MHz com 4KB de RAM.

Apple Lisa (1983)

Com menos de 10 anos de mercado, a empresa já começava a ganhar fama de inovadora com o lançamento do Apple Lisa, um computador com tela integrada, interface de usuário e primeiro mouse da Apple – que foi inspirado nas estações de trabalho da Xerox, que tinham um sistema de interfaces que funcionava com mouse. O equipamento utilizava um microprocessador Motorola 68000 a 5 MHz e tinha 1 MB de RAM, um disco rígido externo de 5 MB e dois leitores de disquetes.

publicidade

Macintosh e Apple IIc (1984)

Em 84, a empresa lançou seu primeiro “computador portátil”, o Apple IIc, que dava para ser levado pelo usuário, mas não tinha bateria, então precisava estar conectado na tomada o tempo todo de uso.
Porém, o grande lançamento desse ano foi o Macintosh. O primeiro dispositivo da linha Mac tinha 128kb de memória, processador Motorola 68000 e rodava o System 1, da Microsoft. Mesmo com a novidade, as vendas não foram animadoras e o fundador Steve Jobs foi demitido no ano seguinte pelo CEO John Sculley, contratado em 1983. Steve Wozniak também já tinha deixado a empresa. Jobs começou uma nova empresa de informática chamada NeXT e também financiou o spin-out da Pixar, que mais tarde foi vendida para a Disney.

PowerBook (1991)

O primeiro notebook da Apple como os conhecemos hoje foi, na verdade, fabricado pela Sony.

Apple Newton (1993)

A primeira tentativa de computador de bolso da Apple foi um fracasso de vendas que levou Sculley a sair do cargo de CEO. O modelo de PDA com tela sensível ao toque, reconhecimento inteligente de escrita, memória flash e processador RISC levou 6 anos e meio para ser desenvolvido.

QuickTake 100 e PowerPC (1994)

A Apple passou a investir nas câmeras digitais de curta duração com o lançamento da QuickTake 100, que tinha 1MB de armazenamento e foi construído pela Kodak. Em seguida foi lançada a QuickTake 150, que conseguia se conectar ao Windows e a QuickTake 200, construída pela Fujifilm.
No mesmo ano, a empresa lançou a plataforma PowerPC, em parceria com a IBM e a Motorola, na tentativa de melhorar os processadores.
Em 1997, Steve Jobs volta a tabalhar na Apple, após o atual CEO, Gilbert Amelio comprar a NeXT.

iMac (1998)

No ano seguinte, foi lançado o iMac e mais uma vez a empresa foi vista como inovadora. A Apple era a única companhia até então a produzir computadores pessoais all-in-one, ou seja, com todos os componentes agrupados dentro do equipamento. Além disso, esteticamente, o iMac também chamou atenção, com a carcaça de plástico colorido.

iMac Book (1999)

O notebook iBook foi o próximo passo da Apple para dominar o mercado de massa. O equipamento contava com uma série de novidades, incluindo uma rede sem fio baseada no Wi-Fi AirPort.

iPod (2001)

O produto que mudou completamente a cara da Apple foi o iPod. O MP3 player tinha 5GB de espaço e uma pequena tela LCD; junto com o lançamento, também foi anunciado o iTunes.

iPhone (2007)

Após o sucesso do iPod, o lançamento do iPhone marcou uma nova era na empresa e no mundo da tecnologia. Com 4GB de armazenamento, tela touch de 3,5 polegadas e processador de 620MHz Samsung, o smartphone levou 2 anos e meio para ser desenvolvido.

MacBook Air (2008)

O MacBook Air foi uma grande mudança na linha de laptops da empresa e iniciou a era dos ultrabooks.

iPad (2010)

Chegou ao mercado o primeiro tablete da empresa.
Em 2011, Steve Jobs faleceu aos 56 anos de câncer no pâncreas e o chefe de operações Tim Cook assumiu o cargo de CEO.

iWatch (2015)

O iWatch foi a primeira linha de produtos lançada após a morte do fundador da empresa.

Via The Guardian