No dia 1º de Abril todo mundo já está preparado para as brincadeiras que as empresas acabam fazendo. Porém, o Google, exagerou um pouco este ano ao incluir no Gmail um botão chamado “MicDrop”, que, quando ativado, adicionava o GIF de um Minion largando um microfone na mensagem e impedia o destinatário de responder.

Boa parte dos usuários não gostaram da brincadeira, sendo que tiveram relatos de até pessoas que perderam o emprego, pois acabaram mandando, sem querer, o GIF para superiores. O Google, então, pediu desculpas pela piada de mau gosto e desabilitou o recurso.

Esta não é a primeira vez que a empresa precisa se retificar mal-entendidos do 1º de abril. Em 2000, o co-fundador Sergey Brin, conhecido por gostar de brincadeiras, começou a pensar na possibilidade de fazer algo divertido na data.

Eles colocaram junto com o Google Search, o MentalPlex, uma espécie de buscador que lê a mente do usuário. A companhia também criou uma página de FAQ com perguntas e respostas engraçadas e algumas mensagens de erro que apareciam quando o internauta tentava usar a ferramenta.

publicidade

Porém, uma dessas mensagem causou um grande problema. O MentalPlex do Google dizia que tinha “detectado pensamentos estranhos” e traduzia o texto de interface da página de resultados para o alemão.

As pessoas começaram a reclamar que a mudança da língua dificultava na hora de continuar navegando normalmente no Google, além de a piada com a Alemanha não ter sido muito bem recebida pelo país. Uma usuária se queixou que a brincadeira estava a atrapalhando no trabalho.

O Google precisou remover a brincadeira e aprendeu (ou não) a lição de que não se deve inibir a capacidade das pessoas de usarem seus produtos.

Via Business Insider