O método como o FBI conseguiu invadir o iPhone 5C do terrorista de San Bernardino deve acabar vazando para o mercado muito em breve, afirmam engenheiros da Apple e especialistas do setor. 

A grande questão é que, caso a falha no sistema de segurança seja exposta, a Apple deverá ser capaz de tapar esse buraco na criptografia rapidamente para confortar os usuários preocupados em deixar seus dispositivos vulneráveis a ataques de hackers. Com isso, a batalha da empresa com o governo será prolongada. 

publicidade

A tendência é que autoridades estaduais e locais procurem cada vez mais a ajuda do FBI para desbloquear aparelhos envolvidos em investigações criminais; e dificilmente a agência irá recusar-se a ajudar, tanto que já informou que irá compartilhar a função até onde suas limitações legais e políticas permitirem. 

Mesmo que o FBI não revele o segredo abertamente, nada impede que o contratante que informou sobre a técnica venda-a para outras agências nacionais e internacionais. 

publicidade

No entanto, os engenheiros da Apple ressaltam que falhas desta natureza têm um ciclo de vida muito curto, uma vez que a empresa já está se preparando para aumentar a segurança dos demais smartphones. 

Via Business Insider