A moleskine lançou recentemente um conjunto que permite a seus usuários digitalizar instantaneamente seus rascunhos e anotações feitas com papel e caneta. Chamado de Smart Writing Set, o conjunto é composto por uma caneta, um bloco de notas e um aplicativo especial. Após a digitalização, as anotações podem ser editadas com aplicativos como o Office ou o Adobe Illustrator.

O bloco de notas, chamado pela empresa de Paper Tablet, é composto por folhas de papel com marcações especiais. Essas marcações criam uma espécie de tabela invisível que auxilia no processo de digitalização. A caneta, que recebe o nome de Pen+, possui uma pequena câmera capaz de captar essas marcações, o que permite que a imagem seja transposta para um meio digital. O vídeo abaixo mostra o conjunto em funcionamento:

As páginas do Paper Tablet também possuem um ícone de envelope no canto superior, que permite enviar rapidamente as anotações por e-mail. As criações digitalizadas são enviadas para o aplicativo Moleskine Notes, que oferece uma série de opções de edição. Textos anotados também podem ser digitalizados por meio do aplicativo.

publicidade

O conjunto com a Pen+ e o Paper Tablet custa US$ 199. Outros Paper Tablets podem ser adquiridos separadamente também por US$ 29 cada. O produto aponta para a mesma tendência citada pela Microsoft em sua conferência Build: muitas pessoas ainda utilizam ferramentas de escrita tradicionais em suas tarefas produtivas, e as duas empresas parecem estar tentando integrar essas ferramentas com recursos digitais.