O Chromecast é um dispositivo do Google capaz de transmitir a tela do navegador Chrome no PC ou de um smartphone Android para uma televisão com saídas HDMI e USB. No entanto, isso não impediu o youtuber Dr. Moddnstine de fazer uma TV portátil de 1978, com menos de 19 polegadas e sem qualquer uma dessas funções, rodar o streaming feito a partir de seu celular.

No vídeo, o pequeno televisor portátil recebe o sinal do celular e executa um conteúdo do YouTube controlado pelo smartphone, sem qualquer outra ligação além do cabo de energia conectado à tomada. Moddnstine explica, porém, que todas as modificações necessárias foram feitas na parte de dentro da TV, usando uma série de adaptadores diferentes.

Um deles precisa fazer com que o cabo bifilar de 300 ohm (aquele que se conecta às antenas antigas em formato de “orelha de coelho”) seja convertido em um VHF de 75 ohm. Esse sinal é levado a um modulador RF que transmite áudio e vídeo composto. Este, por fim, é ligado a um adaptador HDMI que finalmente é conectado ao Chromecast.

Alguns detalhes, porém, não são revelados no vídeo. O youtuber não mostra, por exemplo, como fazer com que a TV ligue sozinha ao ser acionado o botão “cast” no smartphone. O resultado não deixa de ser impressionante e funciona com qualquer aplicativo disponível para streaming.

publicidade

Veja (em inglês):