O Baidu abriu nesta semana as inscrições para o programa “Baidu Acelera” de incentivo a startups geradas em universidades. Nessa primeira edição no Brasil, o programa será realizado em parceria com as universidades paulistas Fatec, Fiap, Insper, Unicamp e USP. 

Alunos de quaisquer cursos dessas instituições de ensino poderão enviar seus projetos de startup digital para participar da seleção. É necessário apenas que um dos membros da equipe seja aluno das universidades citadas. as inscrições ficarão abertas até o dia 28 e podem ser feitas por meio de um formulário online.

Dentre as exigências do programa, a principal é que o grupo se proponha a desenvolver uma solução que rode na plataforma Android. Mais informações sobre o processo podem ser vistas aqui, e o regulamento completo pode ser acessado por meio desse link (pdf).

Os dois projetos vencedores terão acesso a seis meses da infraestrutura do Baidu (telefonia, redes e salas de reuniões) e a sessões de mentoria com especialistas em inovação da empresa. Eles também receberão oportunidades de publicidade dentro da rede de aplicativos móveis do Baidu, que soma 27 milhões de usuários ativos no Brasil, equivalente a R$ 100 mil. Em troca, eles precisarão conceder até 5% de participalão em suas startups ao Baidu Brasil.