A Festo, empresa de robótica e automação, criou um drone semelhante a um balão capaz de carregar objetos pequenos por curtas distâncias. Chamado de “FreeMotionHandling”, a aeronave foi pensada para ser utilizada em ambientes de trabalho, para facilitar o transporte de pequens cargas.

Esférico e transparente, o drone é preenchido com gás hélio, o que o torna bastante leve. Ele possui um anel de carbono ultra-leve com oito hélices. Quatro delas ficam orientadas verticalmente e quatro horizontalmente, o que permite que o veículo se mova em todas as direções e gire sobre seus próprios eixos.

publicidade

Nas duas extremidades de seu eixo vertical, o drone ainda possui pequenas aberturas por meio das quais ele consegue “sugar” objetos. Em seguida, ele consegue automaticamente se deslocar até outra posição e depositá-los em uma superfície, ou entregá-los a alguém. Mais de um objeto pode ser carregado por vez, com a única condição de que o último objeto a ser ‘absorvido’ precisa ser o primeiro a ser entregue. O vídeo abaixo mostra o FreeMotionHandling em ação:

publicidade

Segundo a empresa, o design desse mecanismo de captura de objetos foi inspirado nas línguas de camaleões. Asssim como o drone, as línguas dos lagartos envolvem completamente os objetos que decidem puxar.

De acordo com o Gadgette, a aeronave também não precisa de piloto. ela consegue se orientar em ambientes fechados usando um sistema de GPS e duas câmeras. Utilizando as câmeras, ela também consegue localizar os objetos que precisa pegar (e se colocar em posição para buscá-los). 

publicidade

Assim como outras criações da Festo, é possível que o FreeMotionHandling não venha a ser disponibilizada comercialmente. Ainda assim, partes do dispositivo (como o sistema de captura de objetos ou sua capacidade de navegação em abientes fechados) poderão ser aproveitadas por outras empresas em outros drones.