A Amazon mostrou ontem a nova versão do seu leitor digital, chamada de Kindle Oasis. O novo Kindle, segundo a empresa, é o mais fino e mais leve que já foi lançado, e se destaca por vir junto com uma capa que estende a duração de sua bateria. 

Diferente dos leitores digitais anteriores da Amazon, o Oasis possui um design assimétrico com uma espécie de lombada em seu lado direito. Essa lombada imita a lombada de um livro e desloca o centro de gravidade para mais perto da mão do usuário, tornando mais confortável a leitura com uma mão só.

publicidade

Essa característica do design é adequada tanto para usuários destros como canhotos, já que o display do dispositivo consegue se inverter quando ele é girado verticalmente. O aparelho também possui dois botões nessa lombada, que servem para passar para a página seguinte (o botão de cima) ou anterior (o de baixo), e a funcionalidade dos botões também se inverte quando ele é rotacionado. 

Reprodução

publicidade

Capa recarregável

O principal aspecto do design do Kindle Oasis, contudo, é a capa recarregável que é vendida junto com ele. Quando ele está com a capa acoplada, tanto o leitor digital quanto a capa são recarregados quando o aparelho é conectado a uma fonte de energia (via cabo microUSB). No menu de configurações do dispositivo, a bateria do Kindle e da capa são mostradas separadamente e, segundo a empresa, cada 10 minutos que o leitor passa conectado à capa estendem em meia hora a duração de sua bateria.

publicidade

A capa se conecta ao Kindle por meio de um encaixe magnético semelhante aos conectores inteligentes da Apple. Enquanto o leitor digital possui uma bateria de 245 mAh, a capa tem 1290 mAh de capacidade. Em comparação, o Kindle Voyage tem 1320 mAh de bateria, e o Kindle Paperwhite, 1420. Ao todo, a empresa promete uma média de 9 semanas de duração da bateria do aparelho (com a capa) sem necessidade de recarga.

Além disso, a capa também serve como proteção para a tela do leitor (que, segundo a empresa, tem a melhor definição de todas as telas de Kindle, com 300 ppi, e 60% mais LEDs que os displays anteriores), e como recurso para economizar bateria. Isso porque o aparelho vai para a tela de descanso (que economiza bateria) toda vez que a capa é fechada.

publicidade

Reprodução

Lançamento

O Kindle Oasis entra em pré-venda hoje no Brasil, por meio do site da Amazon, por R$ 1399, parceláveis em até 12 vezes sem juros. Pela primeira vez, a Amazon colocará o produto em pré-venda no Brasil junto com os demais mercados. Segundo a empresa, ele começará a ser entregue “nas próximas semanas”.

Nos EUA, o dispositivo custará US$ 289, e estará disponível ans cores preto, Merlot e Walnut. No Brasil, apenas a cor preta será vendida. A empresa também disponibilizará, no futuro, apenas a capa do Kindle Oasis em venda separada, tanto para reposição quanto para usuários que queiram ter mais de uma capa para estender a duração da bateria do aparelho.