De acordo com uma pesquisa conduzida pelo banco de investimentos Piper Jaffray nos Estados Unidos, o Instagram deixou de ser a rede social preferida dos adolescentes do país para dar lugar ao Snapchat. 6500 jovens com idade média de 16,5 anos responderam à pesquisa.

28% dos adolescentes consideraram o Snapchat a rede social mais importante dentre as que usavam, contra 27% que optou pelo instagram (a terceira posição ficou com o Twitter, com 18%). A tabela abaixo mostra todos os resultados:

Reprodução

Embora a vantagem seja pequena, trata-se de uma mudança considerável com relação à pesquisa realizada no segundo semestre de 2015: naquele momento, o Instagram foi a rede preferia de 33% dos jovens, conta apenas 19% que preferiam o Snapchat.

publicidade

Em seis meses, portanto, o Instagram caiu 6%, e o Snapchat subiu 9%. As duas posições seguintes são disputadas pelo Twitter (que vem em queda desde o primeiro semestre de 2014) e pelo Facebook (que cresceu de 15% para 17% no último ano). Tumblr, Google+, Pìnterest e “outras” foram responsáveis, ao todo, por apenas 10% da preferência dos jovens na última pesquisa.

De acordo com o Business Insider, algumas atitudes recentes do Facebook (como a compra do MSQRD e a possível alteração do feed de imagens do Instagram) podem ser vistas como medidas da empresa para reagir ao crescimento do Snapchat. O Instagram atualmente possui cerca de 400 milhões de usuários ativos mensalmente, contra 100 milhões de usuários diários do Snapchat.