O sistema operacional iOS é conhecido por ser fácil de usar, quando comparado com o Android, pois não oferece muitos recursos de personalização quanto o software do Google. Mas nem por isso ele deixa de ter algumas funções escondidas.

A câmera fotográfica é um exemplo disso. Além de oferecer mais de um formato de foto – normal, quadrada ou panorâmica –, filtros e timer de 3 ou 10 segundos, também é possível controlar a exposição de luz, incluir grade, entre outras funções.

publicidade

Veja quatro dicas que poucas pessoas conhecem:

HDR

O iPhone tem um modo chamado HDR (High-Dynamic Range), que combina diversas exposições de luz para criar uma única imagem com maior quantidade de detalhes e gama de tons e cores. A tecnologia tira três fotos de uma vez. Para ativar, é só clicar no ícone “HDR”, na parte superior da câmera, ao lado do flash.

publicidade

Modo Burst

Para capturar imagens em situações muito rápidas, como esportes ou shows, utilize o modo burst, que tira fotos em sequência. Basta segurar o botão do obturador, que o smartphone irá capturar até 10 fotos por segundo, e quando terminar, a melhor imagem é indicada – mas o usuário pode revisar manualmente todas as fotos para escolher a que ele quer.

Grade

É possível dividir a tela em nove partes com uma grade. A regra dos terços é uma regra utilizada por fotógrafos, na qual os elementos mais importantes da imagem devem estar na intersecção das linhas. Para ativar a grade, é só ir em “Ajustes” > “Fotos e Câmera” e ativar “Grade”.

publicidade

Luminosidade

O usuário também consegue controlar a quantidade de luz na foto. Quando você clica na tela para determinar o foco, aparece um quadrado amarelo com um pequeno ícone de sol. Clicando e arrastando o sol para cima, a imagem ficará com mais luminosidade; se arrastar para baixo, menos luz será captada.