Um dos sites de downloads não-oficiais mais populares da internet mundial, o MegaUpload foi desativado há mais de 4 anos. No entanto, isso não impede a indústria do cinema de continuar enviando pedidos ao Google para que remova links da plataforma em seus resultados de pesquisa.

A Paramount Pictures, por exemplo, uma das mais antigas distribuidoras de filmes americanos em todo o mundo, encaminhou ao Google um pedido para que removesse uma extensa lista de URLs no início deste ano. Os links, segundo a empresa, levavam para páginas de download ilegal do filme “A Grande Aposta”, lançado em 2015.

publicidade

Na lista aparece um link para o MegaUpload, mesmo que o site tenha sido desativado há quatro anos – o filme em questão sequer existia quando ele estava ainda online. A Paramount também pediu a remoção de um link do site HotFile, que também já não funciona mais há alguns anos.

Curiosamente, muitos dos links solicitados sequer têm relação com o filme “A Grande Aposta”. Há páginas relacionadas às especificações técnicas de um Nokia N97 e até filmes de conteúdo pornográfico. Listas com erros semelhantes foram encaminhadas ao Google pela HBO e pela Warner nos últimos meses.

publicidade

Esses erros acontecem porque, na maioria dos casos, as empresas utilizam ferramentas autônomas para listar essas URLs. São programas que encontram ou geram, baseando-se em padrões repetitivos, links para sites suspeitos. Naturalmente, esses programas podem acabar gerando endereços eletrônicos que não existem.

Via TorrentFreak