Pesquisadores da Universidade de Santa Cruz desenvolveram um software que ensina alunos de cursos de negócios como negociar. Ao mesmo tempo, o programa aprende como blefar, identificar expressões faciais do oponente e tentar obter maior vantagem.

O jogo funciona da seguinte maneira: o estudante se senta em frente à uma tela de computador, onde encontra o avatar inteligente. Cada um deles recebe uma lista com itens que devem ser obtidos. O objetivo é discutir até entrar em acordo, mas há algumas informações sobre itens que não devem ser cedidos – dos dois lados.

publicidade

“Estamos rastreando expressões faciais, anotando diálogos – até mesmo coisas como ‘hum’ e ‘uh'”,explica um dos pesquisadores. A partir daí, o sistema analisa os dados para determinar quais itens o usuário deseja, quando ele está blefando e tentar entrar em um acordo. Os avatares podem ser configurados para ser mais ou menos verdadeiros ou até mesmo completamente mentirosos. Eles podem ainda blefar e usar a linguagem corporal dos humanos para demonstrar frustração, desinteresse e aversão.

Por enquanto, os robôs estão em desenvolvimento e precisam de apoio humano, mas os pesquisadores afirmam qque em dois anos ele poderá trabalhar e negociar por conta própria.

publicidade

Via Buzzfeed