Em dispositivos móveis, como celulares e tablets, o Google praticamente domina o mercado global com o Android, seu sistema operacional mobile. Em PCs, porém, o sistema Chrome OS continua restrito a alguns modelos e fabricantes, como a Acer e a HP, nos chamados ChromeBooks.

Durante anos, os dois sistemas se mantiveram um tanto distantes um do outro, tanto em termos de estética quanto em termos de funções, recursos e navegação. Em um futuro próximo, porém, o Google quer que a experiência de um usuário no Chrome OS seja tão parecida com a experiência no Android quanto possível.

publicidade

As mudanças já começaram a ser notadas por desenvolvedores do Chrome OS nas últimas semanas. Primeiro, Sebastien Gabriel, designer do Google, revelou algumas imagens de como a plataforma está se adaptando ao Material Design – os princípios que determinam o visual do Android desde a versão Lollipop.

Em linhas gerais, o Material Design determina o formato dos botões, exige bordas quadradas em janelas de aplicativos, aponta em que área da tela cada informação deve ser representada visualmente, cores e formatos de ícones, animações, etc. Veja como o Chrome OS ficou após a última atualização:

publicidade

Reprodução

Esta semana, desenvolvedores também descobriram indícios no código-fonte da plataforma de que aplicativos de Android devem passar a funcionar no Chrome OS em breve. Ao que tudo indica, a Google Play Store poderá ser instalada no sistema e apps como o do Facebook, YouTube, Gmail e tantos outros ganharão versões desktop, em vez de exigir que o usuário os acesse pelo navegador.

publicidade

Mais informações devem surgir durante o Google I/O, conferência anual da empresa para desenvolvedores realizada nos Estados Unidos. A edição deste ano está marcada para começar no dia 18 de maio.

Via TNW e The Verge

publicidade