A rede de escolas de informática e idiomas Microcamp divulgou nesta quinta-feira, 28, uma pesquisa com seus 2.227 alunos em todo o Brasil. Na pauta da pesquisa esteve o processo de impeachment da presidente da República, Dilma Rousseff, e a crise política.

Mais de 80% dos entrevistados disseram que sabem o que é um impeachment, sendo que 60% são a favor do impedimento da presidente e outros 11% são contra. Os indecisos formam 27%. Em comum entre a maioria dos entrevistados está a fonte de informação: em primeiro lugar, com 58% da preferência, os jovens estudantes de tecnolofia usam a internet para se informar.

Logo atrás vêm TV (38%), mídia impressa (4%) e rádio (0,6%). A maioria dos entrevistados também concorda que a internet é o meio de comunicação que mais influencia a opinião das pessoas, segundo 77% dos jovens pesquisados. Ainda assim, mais de 72% nunca usaram a rede para se manifestar a respeito do processo de impeachment.

De acordo com 32% dos entrevistados, o desinteresse pela política é tão grande que eles preferem sequer discutir a respeito. Apenas 2,7% disseram que publicam posts e se pronunciam sobre o tema do impeachment diversas vezes durante a semana. Entre esses jovens, porém, há esperança: 70% acreditam que a política brasileira vai melhorar, e 59% pensam que a corrupção pode ser eliminada no Brasil.

publicidade

A pesquisa foi feita com jovens entre 11 e 25 anos, durante os dias 16, 18, 19 e 20 de abril. A maioria se considera das classes C e D (39% com renda familiar até R$ 1.760) e 62% têm ensino médio completo ou em curso no currículo.